terça-feira, 21 de julho de 2009

PORQUE É TÃO RESTRITO O BANCO DE DADOS POLICIAIS

REFLITA:
Se você efetuar compras no Rio Grande do Sul e deixar de pagar, quando você tentar adquirir algum produto no crediário lá no Acre, o balconista de qualquer estabelecimento filiado ao SPC/SERASA, na posse do nr de seu CPF consultará suas informações financeiras e você poderá sofrer restrições.
PERGUNTO:
Porque na Segurança Pública não é simplificado/facilitado a consulta de informações sobre o cidadão suspeito?
Geralmente varia o banco de dados de um ente federado para outro (que nem sempre são interligados e nem se comunicam entre si; sendo que as vezes entre as próprias forças policiais não ocorre a troca de informações).
Exemplo: Se o camarada está foragido, se tem antecedentes criminais, etc e tal, porque de uma cidade para outra (cidades vizinhas heím?) mal conseguimos tais informações? Porque nossos bancos de dados são limitados?
Porque se permite Carteiras de Identidades em cada Estado? Porque a SEGURANÇA PÚBLICA não se vale dos dados do CPF a guisa das RECEITAS (Federal e Estadual) e até da iniciativa privada (vide agências bancárias e empresas de créditos)? Alguns irão argumentar: "Ah não podemos liberar tais informações; o cidadão tem direito ao sigilo; ninguém poderá ser culpado antes que se prove o contrário... blá, blá, blá, etc!" Engraçado que outros profissionais da iniciativa privada tem acesso a informações "privilegiadas" (vida financeira, etc); porque os policiais não podem? Engraçado que se você acessar o site de alguns tribunais de justiça e digitar o nome da pessoa, você consegue informações sobre o processo (mesmo sem ter sido condenado). É lógico que não se pode banalizar o acesso a tais informações, basta colocar graus de acesso restrigindo o teor das informações. Inclusive até existe o Decreto Federal 4.553 de 27 de Dezembro de 2.002 , que diz no "(...) Art. 37, §1º - Todo aquele que tiver conhecimento, nos termos deste Decreto, de assuntos sigilosos fica sujeito a sanções administrativas, civis e penais decorrentes da eventual divulgação dos mesmos(...)"
Outra coisa que necessita ser revista são nossas inúmeras documentações (CPF, Carteira de Identidade, Título de Eleitor, Pis/Pasep, CTPS, CNH, etc e tal), porque não limitam a Carteira de Identidade a nível Nacional (mesmo que ela seja emitida pelo Estado Membro, basta ter o número único Federal, a exemplo do CPF); porque não expedem um documento nos moldes dos cartões magnéticos, contendo todas as informações do cidadão (Certidão de Nascimento, CPF, Título Eleitoral, CTPS, etc); assim quando fosse registrar a criança, concomitantemente já se expedia tal cartão (que poderia ser atualizado de 10 em 10 anos). Também deveria ser instituído, a exemplo de Minas Gerais, o Registro de Evento Social (REDS) ou melhor explicando, fosse criado pela SENASP/MJ o BOLETIM NACIONAL DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS (também com número sequencial único e informações armazenadas e compartilhadas em um banco de dados específico) Isso contribuiria na Segurança Pública na seguinte forma, quando se consultasse os dados do cidadão, teríamos ali informações mais fidedignas, de norte a sul do Brasil.
Hoje temos muita tecnologia da informação, no entanto, no Brasil, no campo de Segurança Pública pouca coisa ainda é utilizada, enquanto outros setores caminham a passos largos, a Segurança Pública se arrasta e não tem um padrão de comportamento a nível Nacional, mas vinculado a nuances de desenvolvimento e comprometimento regionais.
A informação para Segurança Pública É TUDO. Tão importante quanto a armamentos. De pouco adianta você ter ARMAMENTO, EQUIPAMENTOS SOFISTICADOS, se não possuir INFORMAÇÕES/COMUNICAÇÕES ADEQUADAS. Hoje na maioria dos educandários dispõem de sistema via satélite para recepção de som e imagem para capacitações; possuem banda larga para acesso a internet, etc; enquanto temos várias delegacias, quartéis, postos policiais sem acesso adequado aos meios de informações. É algo a pensar. Espero que isso um dia mude, por enquanto ainda é um sonho, torço para que se torne realidade, afinal de contas quero melhorar minha prestação de serviço junto a comunidade.

Um comentário:

  1. No no caso " PM - MG " apesar de tragica a " manifestação " ocorrida nos idos anos de 1.997 acredito que ai deixamos uma OUTRA POLICIA. De lá prá cá temos assistido até grandes mudanças... Temos até que boas viaturas, armamentos e culturamente melhoramos; melhoramos também no TRATO INTERPESSOAL , pois ficamos equanimes na cultura ou seja PARA UM SD PM ENTRAR NA VIDA DE CASERNA NECESSITA DO ENSINO MEDIO E TAMBEM O É COBRADO PARA O ACESSO AO OFICIALATO, apenas nos é diferente ao encargo profissional, mas toda empresa tem seus dirigentes e pessoas que seus operarios nos diversos niveis. A Polícia ainda traz na sua essencia o mau SABOR DE UM VIDA INSTRISSICAMENTE LIGADA as normas do Exército Brasileiro que não nos deixam crescer regulando tudo e todos passando pelo calibre do armamento ao aumnto de contigente e por isto que estamos agarrados no passado pois aqueles que sofreram nas maos de uma DITADURA até ao exílio chegaram hoje são estes que nos GOVERNAM e ninguém al não ser eles para rememorarem as arbitrariedades e violencias sofridas. Hoje no mundo moderno em que as comunicações fluem de maneira surpreendente as PM caminham aos passos de tartaruga SAEGUINDO FIELMENTE A CADEIA DE CMDO, ou seja, não poço buscar informações no Estado vizinho porque deixo DE OPERAR A CADEIA DE CMDO. Até parece que alguém tem interesse que a coisa não flua porque apenas prender não da voto, construir presídio e mais barato que educar, dar um vida digna, dar oportunidade para o trabalho. Mais de um modo geral avançamos e muito e certamente daqui a aproximadamente 10 anos teremos uma Polícia mais ágil e eficiente e dentro de uma realidade do cotidiano via de regra em prol duma sociedade solidaria, que certamente servirá para os meus filhos e quiça netos.
    silveriosgtpm

    ResponderExcluir