sábado, 30 de janeiro de 2010

EU TAMBÉM PAGO IMPOSTOS... AFINAL SOU CIDADÃO BRASILEIRO

Desde que eu ingressei na Polícia Militar de Minas Gerais, (isso há 22 anos atrás) sempre escutei algumas pessoas estufarem o peito e dizerem pra gente: “Sou eu quem paga seu salário... eu pago meus impostos, blá, blá, blá...”

A época, talvez pela imaturidade, ou porque não tinha ainda consciência da amplitude e importância de minha profissão, muita das vezes ficava calado ante tais indagações. Me sentia como a “última pessoa depois de ninguém.”

Outrora, quando entrava em algum estabelecimento comercial para comprar algo, as vezes o atendente/balconista me olhava com desdém... julgava que eu queria algo de graça... me ignoravam. Tanto é que eu tinha vergonha até de fazer compras estando fardado... vejam só que absurdo!

Quantos “Superiores” (Hierárquicos, claro) me criticavam por que eu possuía curso superior e ainda era “Soldado PM”... as vezes escutava conversas do tipo: “Ihhh, ele é PM porque não serviu para ser mais nada... não tem estudo... é preguiçoso, não agüenta serviço pesado!”

O que mais me encafifava era quando eu me apresentava para algum “Superior” (Hierárquico, claro!) e ele sequer olhava para mim... simplesmente ignorava minha presença... não me cumprimentava com um jovial aperto de mão (como nas instruções era recomendado tratar o “público externo”)... isso doía demais...

Por quantas coisas passei nesses 22 anos: “Soldado não pode votar!”; “PM é superior ao tempo!”; “PM não pode usar guarda chuvas”; “PM não pode sorrir”; “Você é a imagem do cão”! “Tá detido até chover coca-cola”; “Não pondera, não!”; “Você explica mais não justifica!”; Você sabe com quem está falando?” e a pior delas: “VAMOS ESTUDAR PRÁ NÃO SERMOS MILITAR!”

Pois é... O tempo foi passando... Tantas coisas aconteceram. Que bom ainda estar na ativa e ver o quanto minha estimada PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais) evoluiu! São tantas coisas que aprimoramos que sequer consigo enumerá-las, mas algumas faço questão de comentá-las:

- Descobri que sou CIDADÃO! Que também PAGO MEUS IMPOSTOS (Não tenho nenhuma isenção de imposto, portanto, também contribuo com meus SALÁRIOS e dos demais entes públicos, que espero e cobro um atendimento digno, de qualidade, como nos é cobrado no campo prestação dos serviços de Segurança Pública).

- Quando eu entro nalgum estabelecimento comercial, NÃO ESTOU MENDICANDO NADA... NÃO QUERO CAFÉZINHO/LANCHE/ALIMENTAÇÃO DE GRAÇA. Ganho o suficientemente bem para pagar meu consumo... Sou um cidadão e quero (exijo) um atendimento digno.

- Quanto a indagação do “Você sabe com quem está falando?”, pois bem, não sei, se Vossa Senhoria puder se identificar ficarei grato! Quanto a minha pessoa, sei bem quem sou eu, qual a minha missão/objetivo e o que me compete ou não... Ahhh, um lembrete! Não me intimido mais com ameaças/”chaves” de influência, afinal de contas, já que estamos numa democracia, respeito seus direitos, mas exijo que respeite a minha dignidade enquanto pessoa e servidor público (para servir a coletividade).

- Para finalizar, “Vamos estudar pra não sermos militar!”, creio que o correto seria “Militares”, mas de qualquer forma, minha instituição/empresa/organização investiu (e investe) demasiadamente em nossas formações/capacitações (seriamente) e tenho absoluta certeza que aqui não ficamos devendo em nada a outras instituições formadoras de cidadãos conscientes... a prova disso é esse PM... Devidamente capacitado para te SERVIR & PROTEGER com efetividade.

Eu estou procurando fazer minha parte com tamanha dedicação, empenho e responsabilidade... espero que você cumpra seu papel a contento na função que exerce. Afinal somos todos, CIDADÃOS brasileiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário