quinta-feira, 22 de abril de 2010

CURSO SUPERIOR PARA INGRESSO NA PMMG

Belo Horizonte/MG (22/04/10) - "Nesta data, o Exmo. Senhor Governador do Estado, Antônio Augusto Junho Anastasia, atendendo à solicitação do Comando da PMMG, encaminhou a Assembléia Legislativa um Projeto de Lei Complementar, que, em caso de aprovação, irá alterar, significativamente, as normas para ingresso na Polícia Militar.

Para a carreira de oficial, a partir de 2011, será exigido o título de Bacharel em Direito. Essa modificação não afetará a garantia em lei, a todos os policiais militares, (ativa, reserva altiva e reformados) e pensionistas, independentemente de seu quadro de carreira, dos direitos e prerrogativas dos respectivos postos e graduações, nos termos do art. 39, § 12, da Constituição do Estado.

Para a carreira de praças, também a partir de 2011, será exigido o diploma de conclusão de curso de 3.º grau (ensino superior). Como regra de transição, em razão da complexidade e tamanho da PMMG, nos primeiros cinco anos de vigência da nova lei, será admitido, também, que o candidato à inclusão na carreira de praças possua apenas o Ensino Médio. Neste caso, os aprovados freqüentarão um curso de graduação de nível superior (tecnólogo), que será realizado na Polícia Militar, estando a APM já credenciada para tal fim.

A proposta apresentada é fruto de intensos estudos realizados pelo Comando da Polícia Militar, com aprovação dos Coronéis que integram o Alto Comando, pelos Comandantes de Unidades de Execução Operacional e de Apoio Administrativo da Instituição, além da participação efetiva das entidades de classe, nas pessoas do Cel César, Presidente da UMMG; Cel Piccinini, Presidente do COPM; Maj Ronaldo de Assis, Presidente da AOPMBM; SubTen Gonzaga, Presidente da ASPRA; Cabo Coelho, Presidente do CSCS e do Deputado Sargento Rodrigues.

A condição de possuir curso superior para ingresso na carreira policial militar revela-se como uma tendência verificada em diversas polícias militares do Brasil, a exemplo do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Piauí.

Estas mudanças colocarão a Polícia Militar de Minas Gerais na vanguarda brasileira da valorização do profissional da área de defesa social, acompanhando o moderno e inédito modelo de gestão pública adotada em Minas Gerais
."
Texto extraído da mensagem enviada a toda PMMG pelo Exmo. Sr. Coronel Renato, Comandante Geral da PMMG
Assessoria de Comunicação Organizacional do 8.º BPM

7 comentários:

  1. Essa é a forma da PMMG encontrou , ao invés de praparar o militar quando ingressar na intituição, já trazer consigo uma bagatela de conhecimentos para não gastar com ele. Mas eu sei como funciona uma faculdade, nem sempre quem tem curso superior é melhor que quem não tem, principalmente para o serviço policial militar. As faculdades só querem passar o camarada de qualquer maneira para ele continuar pagando.E sei muito bem do que estou falando. Agora pobre na PMMG nunca mais.Tomara que os playboys que ingressarem na vida castrense se dediquem realmente a profissão( se encontrar quem quer, né? porque com esse salário vão prefirir ficarem em casa se "noiando". A lei já começou sendo uma vergonha...5 anos de adaptação podendo ser prorrogado por mais 5... que hipocresia!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Valorização de oficiais e os praças que se danem...
    Existem duas policias,a dos oficiais e a dos praças...

    ResponderExcluir
  3. pelo menos tem essa regra de transiçao que podera ingressar na pmmg quem tem ensino medio por 5 anos. depois disso so suprior .

    ResponderExcluir
  4. essa lei pega carona na lei dos policiais civis,a diferenca e o empenho dos delegados em prol do beneficio atingir imediatamente os escaloes subordinados,parabens aos pcs pelo corporativismo , enquanto a nos pms pracas daqui dez anosquem sabe!

    ResponderExcluir
  5. Pelo menos, quem possui apenas o ensino médio,ainda tem chance..... como eu!!!kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Eu axo uma palhaçada essa PLC , ao inves dos politicos lutarem para mudar essas leis mediocres que so atrapalham o policial Militar ,ficam arrumando maneiras de acabar com as oportunidades que temos e que ja não são muitas.

    ResponderExcluir
  7. Vou começar a fazer faculdade só ano que vem , , mais vo tentar a pm tambem quando sair o edital pra cá!
    '')
    obs : palhaçada esse negocio de ensino superior pra oficial ai quem , n tem tem que encarar n sei qauntos anos pra virar tenente ? é melhor tentar a policia federal duma vez , é bem mais negocio !
    kkk

    ResponderExcluir