Lavras/MG (18/01/13) – O 8º Batalhão mostrou-se na vanguarda da New Public Management com lançamento de dois novos programas que trarão reflexos diretos na prestação do serviço policial militar ao cidadão.
Na manhã desta sexta-feira (18), na sede da Unidade foi realizado o lançamento oficial dos programas: Rede de Instituições Financeiras Protegidas (RIFP) e Serviço Acompanhado de Qualidade.
Cerca de 40 gerentes de bancos, proprietários de casas lotéricas e estabelecimentos comerciais com vínculo bancário, se fizeram presente ao lançamento da Rede de Instituições Financeiras Protegidas.
O comandante do 8º Batalhão, tenente Coronel Antônio Claret dos Santos, explicou aos profissionais a importância da criação da Rede para segurança pública da comunidade. O oficial mostrou através de exemplos práticos as principais falhas na segurança destes tipos de estabelecimento, e concitou a todos a fazerem parte ativamente da Rede.
Representantes
das instituições financeiras
Segundo o Comandante, os colaboradores internos destas instituições passarão por um treinamento com a Polícia Militar, que os habilitará a trabalharem preventivamente a segurança pública em seus estabelecimentos. Estes colaboradores serão os olhos da PM dentro das instituições públicas, afirmou o tenente coronel Claret.
As instituições terão placas comunicando que fazem parte da RIFP. Também foi criado um Facebook reservado para que as instituições possam trocar informações entre elas, além de receber orientações da PM sobre segurança pública.
A PM espera que o programa diminua algumas modalidades de crime relacionadas a instituições financeiras, tais como, saidinha de banco, assalto, seqüestro, explosão de caixas eletrônicos, e principalmente o latrocínio, que é o roubo seguido de morte.
Na sequência, com a presença dos 25 comandantes de frações do 8º Batalhão, foi realizado o lançamento do programa Serviço Acompanhado de Qualidade. Os comandantes receberam um treinamento sobre as principais teorias da Nova Administração Pública, referente a qualidade na prestação do serviço público, e serão os multiplicadores do conhecimento em suas frações.
De acordo com o programa, após ser atendido o cidadão receberá um cartão de visita do policial militar que o atendeu, que terá, além da identificação pessoal do PM, um telefone e email para entrar em contato com a Polícia Militar, e dizer se a prestação do serviço por parte do policial atendeu ou não suas expectativas.
Com o feedback da comunidade, o 8º Batalhão irá criar novos cursos e treinamentos para suprir as supostas deficiências apresentadas, melhorando ainda mais a qualidade no atendimento, afirmou o Tenente Coronel Claret.
Modelo
do Cartão de Visita que será entregue ao cidadão
Ambos os programas têm por base novas teorias da Administração Moderna, em que o cliente/cidadão é o foco, e a instituição pública valoriza a capacidade de resposta e a criação de padrões de aferição de desempenho, tornando as decisões mais próximas do cidadão, que utiliza do serviço prestado.
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional do 8º BPM
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