quarta-feira, 14 de maio de 2014

Querem retirar as asas dos anjos

Retiremos as asas dos anjos então... É, meus amigos. Vivemos dilemas sociais interessantíssimos. Democracia é o mote. Que bom! Pena que há grande confusão na mente das pessoas que se envolvem no comportamento midiático e despropositado. 

Uma política partidarista como disse o saudoso "José Wilker", no mais vil sentido possível, tem levado muitos a condutas eivadas de propósitos umbilicais. Quão terrível é acompanhar "levantes" de fachada, "arranques" fictícios e fomentadores do caos pelos caos. Ops!? Sobrevivem dele...E a galera vai "curtindo" as páginas do caos. Que beleza...O "face" está aí.

Fala-se em desmilitarizar a polícia ostensiva no Brasil. Quão bom seria o ciclo único de polícia... quão bom seria se tivéssemos menos violência... quão bom seria se uma polícia européia assumisse a segurança por aqui. Ops! de novo!! Não poderia. Nossas subculturas, a corrupção e o tráfico de influência não permitiriam. 

Até que seria interessante vermos os "Bobbies" ingleses em pleno complexo de favelas de qualquer lugar do Brasil se deparando com a miséria, a sobrevivência e a cumplicidade perversa de quem, muita das vezes, não tem alternativas para escolher, além da corrupção... mais que isso, dos corruptores. 

É o Brasil, caros Bobbies! Não se assustem. Nossa pátria querida é assim mesmo. Costumamos vender tudo que temos e olhe só...a farra sempre foi muita e ainda sobra. Bendita natureza, maldita política corrompida. Mas, Bobbies, querem tirar as asas dos anjos. Isso mesmo. Apesar de muita poeira, querem justificar fragilidades sistêmicas numa condição de polícia militarizada. Como se as polícias ostensivas não militares no mundo não tivessem rigor e métrica "militarizados". 

Temos Guardas civis na Europa que colocam o militarismo de forma contundente para o desempenho das funções. E Bobbies, sobrepujam o militarismo como se ele não prestasse e servisse ao que vivemos em períodos ditatoriais. Os tempos são outros. 

O militarismo empregado nas polícias militares do Brasil é que sustentam o mínimo de resposta em face de tanta fragilidade legal. Traficante primário não fica preso, agente de furto tampouco e formação de quadrilha dificilmente deixa algum preso. Se político, Bobbie, aí é que nem passa perto. Somente o Tio Sam para condenar o Paulo Maluf, porque, por aqui, continua ferrenhamente "politicando" (sic). 

O militarismo atual incute uma formação de estratégias. Há, diga-se de passagem o conceito advém de exército. O problema está no coeficiente xenófobo que alguns insistem em ratificar pela emenda temporal que fazem com os tais anos de chumbo. Só te falo o seguinte, Bobby...se desmilitarizarem a Polícia no Brasil, nossos índices poderão piorar e muito, pois a métrica operacional militar é que nos designam a combater o bom combate com disciplina e direcionamento. 

O militarismo que assediava os subordinados, graças a DEUS, vem se tornando peça de museu. Hoje em dia temos irmãos Soldados, Sargentos e Capitães. Que bom, Bobby. Obediência cega não existe. E o questionamento merece o mínimo de hierarquia. Não pela determinação fugaz, mas pela conduta retilínea e de alto vigor que promove nos milicianos de plantão a vontade de ir ao encontro de homens armados de fuzis e metralhadoras. 

É o militarismo que nos coloca em posição de enfrentamento de uma criminalidade emergente e organizada. É ele, Bobby, que nos garante atividades operacionais padrões e que nos levam a dobrar nos turnos de serviço, quando necessário, com alguma disciplina tática. E até resolvermos o problema da Dona Maria e do Seu Antônio, esquecidos por muitos no meio do beco da favela mais distante, o militarismo não nos deixa arrefecer. O corpo, as vezes Bobby, esvai, mas a garra e o sentimento de quem opera o estado de flagrância não nos deixa esperar o outro dia. 

É o militarismo, Bobby. Bobby? Bobby? Não vá embora. Não tenha medo. Ainda não mudou não. As polícias ostensivas no Brasil ainda são militares. Querem tirar as asas dos anjos, mas ainda não as tiraram. 

Texto de autoria do Cap PM Flavio Santiago
Imagem retirada da internet

Um comentário:

  1. O PT não gosta da Polícia Militar, basta ver os antecedentes históricos do partido que está se perpetuando no poder no Brasil. Leiam um pouco mais sobre o Foro de São Paulo (1990) criado por Lula e Fidel Castro, apoiados por vários partidos e movimentos de esquerda. O único empecilho para o PT ainda são as Polícias Militares que se forem desmilitarizadas irá facilitar o plano de ação de tornar a América do sul em um bloco socialista/comunista (os partidos esquerdidas já estão no poder em cerca de 15 países da América). O Brasil corre o sério risco de se tornar uma Venezuela ou Cuba, basta fazer uma leitura de cenários. Não se iludam, o PT quer dissolver as Polícias Militares, pois desmilitarizadas, poderão se sindicalizar. Os sindicatos são filiados a CUT, que pertence ao PT, daí, pronto, as forças policiais estarão sob comando do PT e nada poderá detê-los. Não sejamos ingênuos, em 16/12/13, durante o 5º congresso do PT, foram aprovadas várias moções, dentre elas, a moção: "Não acabou, tem que acabar, queremos o fim da Polícia Militar" (eles retiraram a moção do site do PT). Pelo discurso do futuro candidato ao governo de Minas já deu para os Policiais Militares entenderem o recado né. E ainda tem alguns PM encantados com o canto da sereia... Acordem Policiais Militares, vamos nos organizar para as próximas eleições, nossa única arma efetiva será o voto. Usemos nosso poder de mobilização e de formação de opinião pública para evitarmos que o Brasil se torne uma Venezuela ou Cuba.

    ResponderExcluir