terça-feira, 5 de janeiro de 2010

BENEFÍCIOS - TARSO GENRO DÁ ANISTIA A VEREADORES DA DITADURA

BRASÍLIA. O ministro da Justiça, Tarso Genro, assinou 3.344 declarações de anistia para ex-vereadores que trabalhavam em municípios com menos de 300 mil habitantes no período da ditadura militar - e nos quais não se podia pagar salários a vereadores, por determinação de atos institucionais.

Com isso, subiu para 20.851 o total de pessoas que receberam esse benefício de 2004 para cá. A norma autoriza os ex-vereadores ou seus familiares a somar na contagem do tempo de serviço, para a aposentadoria, os anos em que ficaram sem receber salário.

As anistias autorizadas por Tarso Genro deverá gerar uma despesa estimada inicialmente em R$ 3 bilhões aos cofres públicos.

Trata-se de uma anistia de caráter político, dentro da perspectiva do governo federal de acerto de contas com a ditadura. O curioso é que a grande maioria dos beneficiados não sofreu qualquer tipo de perseguição. Na verdade, a maioria deles estava do lado da ditadura - na Arena, partido de sustentação do regime militar.

Segundo o secretário da presidência da Comissão de Anistia do governo federal, Marcelo Torelly, que analisa os pedidos de anistia, essa é uma "questão de justiça". Já o presidente da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas, Alcides Ribeiro, afirmou que essa medida do governo "vai sangrar ainda mais os cofres do sistema nacional de Previdência".

Fonte: Jornal o Tempo, de 04/01/2.010

2 comentários:

  1. todos merecem receber seus direitos por determinaçao e coragem por ter trabalhado se salario por amor seu pais e seu municipio

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA SABER QUANDO UM EX VEREADOR COM 85 ANOS VAI RECEBER ESTE BENEFÍCIO JÁ QUE TUDO QUE POSSUIA FOI GASTO AJUDANDO OS MAIS NECESSITADOS E O MUNICÍPIO, TENDO HOJE SOMENTE UMA APOSENTADORIA DE SAL´RIO MÍNIMO?

    ResponderExcluir