segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cabo “Marmita” e o defunto de Três Corações.

O ano era 1968. Conta o Cabo “Marmita” que trabalhava no Destacamento PM de Carmo da Cachoeira/MG (sul de minas) e um tio do Sargento Comandante do Destacamento naquela época, veio a falecer em Três Corações (localidade bem próxima).

Em solidariedade ao companheiro de farda, o Cabo “Marmita” viajou junto com o Sargento para prestarem a última homenagem aquele ente querido.

Ambos estavam fardados (afinal de contas, nessa ocasião, vivia-se fardado o tempo todo). Como era um momento especial, o Sargento usava túnica branca e o Cabo “Marmita” usava a farda de manga comprida, gravata e capacete.

Quando chegaram em Três Corações, resolveram dar uma passadinha na “zaga bala” (zona boêmia), afinal de contas ficava no caminho do cemitério. Segundo o Cabo “Marmita” tomaram uns goles, comeram uns pedaços de toucinho (inclusive descobriu uma grande utilidade para a gravata – limpar aquela gordura do canto da boca).

Em dado momento, alguém grita que o estabelecimento devia fechar as portas em respeito ao cortejo fúnebre que vinha lá na frente. Mais que depressa, eles tomam a última talagada, comem mais um pedaço de tira-gosto e ainda com os beiços engordurados, saem ao encontro do féretro.

O Sargento comovido com o último contato com seu tio, já abarcou uma alça do caixão. O Cabo “Marmita”, pegou no outro lado e lá se foram ladeira acima, suados, carregando o pesado caixão.

O Sargento (talvez já com efeito da cachaça) começou a chorar e bradar:
- Tadinho do tio!!! Porque todos os parentes vivos tão morrendo?! (E lágrimas rolavam)

O Cabo “Marmita”, demonstrando solidariedade também chorava alto.
- Como vou viver sem o tio do senhor, Sargento?!

Quando chegaram no cemitério, uma mulher aproximou e pediu para abrir a tampa do caixão porque queria despedir-se do defunto.

Ao abrirem o caixão, o Sargento descobriu que aquele não era o sepultamento de seu tio, mas que havia carregado o corpo de um turco falecido, que sequer conheciam.

Fonte: Cabo “Marmita” – Lavras/MG, 16/04/12

Um comentário:

  1. Consciência Politica PM&BM17 abril, 2012 09:48

    Entenda que para conseguir mudar alguma coisa de interesse das corporações devemos saber que somente no Congresso é que poderemos, não digo que devemos esquecer as Câmaras Estaduais, não, mais devemos ter em mente que somente quando o Policial e Bombeiro Militar do Brasil quiser as mudanças preiteadas atendidas terá que ter uma bancada forte de deputados, assim teremos como muda a cara das PM e BM do Brasil, então temos que mudar o nosso foco, batalhar por reconhecimento, devemos ter em mente que somente assim conseguiremos as mudanças que queremos.

    http://conscienciapoliticapmbm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir