sábado, 29 de agosto de 2009

BLOGS POLICIAIS

Blog: uma ferramenta democrática para discutir segurança pública


Com os avanços da tecnologia, a informação ganhou novas formas para atingir a sociedade, como a internet. E junto com a ela vieram os blogs, um meio de comunicação livre que se tornou um multiplicador de vozes e pensamentos. Em seu segundo dia de atividades, a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) destacou a importância do uso dos diários eletrônicos para disseminar informações sobre segurança pública.

A oficina de blogueiros, ministrada por policiais, identificou as vantagens da ferramenta e ensinou passo a passo como os participantes podem montar suas páginas na Internet. O tenente da Policia Militar do Rio de Janeiro Alexandre de Sousa atualiza há três anos o blog "Diário de um PM". O policial diz acreditar que essa foi a melhor maneira de formar uma rede de interessados em debater o assunto. "Conheci policiais blogueiros de outros estados que compartilham experiências e histórias, além de pessoas que gostam do tema e tem curiosidade".

O aspirante a oficial da policia militar da Bahia Danillo Ferreira alimenta a página "Abordagem Policial" há dois anos. Para ele, ter um blog é contribuir para melhoria da corporação policial e a sociedade. "Quando coloco temas considerados tabus ou que ainda não foram discutidos, percebo que faltava apenas um empurrão, uma iniciativa para que todos falem e discutam o assunto. É uma revolução pessoal e de vanguarda para toda sociedade, principalmente dos policiais de qualquer corporação".

Ferreira disse ainda que a oficina integra um marco histórico na segurança pública, junto com a Conseg. "Trazer essa discussão dos blogs é muito relevante, porque podemos dividir e trocar experiências com profissionais de vários locais, além de contribuir para Conferência".

O policial goiano Robson Niedson ganhou visibilidade com duas páginas, a "Blogosfera Policial" e "Stive: mais que blogs policiais". "Aprendi a dividir meus pensamentos e contribuir com outros blogueiros, isso me fez ganhar espaço e reconhecimento entre meus colegas de trabalho".

Resultado da oficina: Representantes do projeto da Polícia Civil do Rio de Janeiro, "Papo de Responsa", voltado para jovens do estado, saíram da oficina com conhecimento suficiente para montar o blog do programa. Um dos idealizadores do Papo de Reponsa, Roberto Chaves, acredita que o diário virtual vai contribuir para afastar ainda mais os jovens da criminalidade. "Nós falamos, mas aprendemos a ouvir e esse será um espaço mais flexível e aberto para saber o que nosso público está pensando, está querendo".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário