quarta-feira, 14 de outubro de 2009

6.ª REGIÃO CAPACITA PROFISSIONAIS PARA O PERÍODO CHUVOSO

"Em Lambari/MG (08/10/2009) – A 6.ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (6.ª RPM) realizou o encerramento do VII Curso Operacional de Defesa Civil, que teve seu inicio no mês de agosto/09.


Vinte alunos civis e militares de 8 cidades da região do Rio Verde e Circuito das Águas receberam capacitação na área de Defesa Civil, dentro do programa de preparação para o período chuvoso da 6.ª RPM.



O curso buscou ao longo desses dias, conscientizar servidores civis e militares sobre a importância da criação e implantação de coordenadorias municipais de defesa civil, mais do que isso, capacitou-os a adotarem medidas preventivas, que minimizarão os danos e prejuízos em caso de desastres.



Dentro dessa nova metodologia de capacitação implantada pela 6.ª Região, mesmo virtualmente, os alunos foram a campo, identificaram áreas de risco em suas cidades, elaboraram plano de contingência, trocaram experiências nos diversos fóruns, e hoje foram brindados com duas palestras de alto nível, que complementaram todo conhecimento adquirido durante o curso.



A primeira palestra foi com o consultor de Defesa Civil do Minas Tempo, Valter Lucas, que discorreu sobre as ações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. O climatologista da CEMIG Geraldo Paixão falou aos alunos sobre os fenômenos naturais, El Ninõ, tornado, furacão, chuvas de granizo, e ainda, sobre previsão de tempo. Segundo o climatologista, a previsão para outubro e novembro para o Sul de Minas, é 40% de chuva acima da média normal para estes meses. Em dezembro as chuvas estarão dentro média, porém está média é muito alta no último mês do ano, o que poderá trazer problemas para as cidades de nossa região.




O Comandante da 6.ª RPM, Coronel Márcio Martins Sant'Ana, ressaltou a importância do executivo municipal nas fases de prevenção e preparação para o desastre."




Nenhum comentário:

Postar um comentário